Thaís Regina de Araújo – Aluna de Medicina Veterinária
Conversamos um pouco com a Thaís Regina de Araújo, estudante do último semestre de Medicina Veterinária na Universidade Anhanguera, para conhecer um pouco mais da sua história e saber quais são os pensamentos de quem está prestes a se formar.
Leia abaixo a transcrição dessa entrevista super bacana.
Como você decidiu ir para a Medicina Veterinária? Onde e quando iniciou os estudos?
Desde pequena eu queria ser médica e poder cuidar da saúde dos animais. Levou um tempinho, passei por outros cursos antes como Moda e Rádio e TV, mas não finalizei nenhum deles. Resolvi focar no ENEM e consegui dar início ao curso de Medicina Veterinária em 2014 com bolsa de 100%. Estudo na Universidade Anhanguera, campus Rudge Ramos em São Bernardo do Campo.
O que achou de mais interessante no curso até o momento?
Bom, até agora o que mais gostei foi a parte clínica de pequenos animais, área que pretendo seguir.
Qual a sua opinião sobre a Medicina Alternativa?
Eu adoro!!! Homeopatia, Acupuntura, Ozônioterapia… sou super a favor e com certeza vou fazer cursos para me aprofundar nesses tipos de procedimentos alternativos.
Quais são os pensamentos e preocupações de alguém que está prestes a se formar?
Bom, acho que a principal preocupação nesse momento é a de não conseguir fazer um diagnóstico 100% preciso. Acho que isso se deve ao curso, pois tem uma carga muito grande de conteúdo. Mas ao ler sobre algum caso, consigo raciocinar e chegar a um diagnóstico que eu daria se estivesse naquela situação.
Em relação ao pensamento, é de que os estudos não param por aqui e que tenho muito mais a aprender pelo caminho.
Tem alguma mudança que você gostaria de ver no curso?
Acho que a grade é muito curta, pois é muito conteúdo para pouco tempo. Talvez pudessem dividir por segmentos, com os primeiros 3 anos contendo as matérias mais comuns, e os 2 anos seguintes com matérias específicas, ou adicionar 2 anos com matérias específicas, deixando o curso com um período de 7 anos no total. Das duas maneiras acho que sairíamos da faculdade com um preparo muito melhor para já sair atuando na área, pois é muito conteúdo, de diversas áreas e espécies, então se não fizer cursos e estágios acho que o aluno sai com um domínio superficial sobre cada assunto.
Já tem algum estágio em mente? Como conseguiu?
Sim sim, já tenho alguns lugares onde vou realizar o estágio obrigatório e consegui todos eles enviando e-mail e entrando em contato com diversas clínicas. Resolvi fazer estágios em pontos diferentes dentro da região de São Paulo para ter um contato com diversos tipos de casos.
Fale um pouco sobre o seu curso de Especialização em Medicina de Felinos. Porque optou por ele e como ele vai te apoiar na sua carreira?
Bom, consegui um desconto de 50% no curso de Medicina de Felinos no IBRA (Instituto Brasileiro de Recursos Avançados). Esse curso é mais específico, e estes animais não são devidamente abordados na faculdade. Os felinos são a minha paixão 😍, sou fascinada por eles 🐱. Pretendo seguir minha carreira no segmento de pequenos animais mas mantendo meu foco em felinos.
Já sabe como vai querer iniciar a carreira ?
A princípio pretendo trabalhar em alguma clínica e futuramente pretendo abrir minha própria clínica.
Você é mãe, como se organiza para conciliar os estudos com a atenção ao filho?
Eu não organizo 😂, pois com criança tudo o que você planeja sai ao contrário.
Brincadeiras a parte, costumo planejar todos os meus horários, mas nem sempre dá certo. Nessas horas a ajuda da família faz uma grande diferença.
Acabo estudando mais na faculdade, prestando muita atenção em todas as aulas e gravando para estudar depois.
Alguma dica para quem quer iniciar o curso ou para quem está com dificuldades durante o mesmo?
Para quem está querendo iniciar eu deixo a dica de procurar um estágio assim que possível, seja durante a semana ou mesmo de fim de semana, para ver todo aquele conteúdo teórico sendo aplicado na prática.
Para quem está com dificuldades no curso, acredito que o mais importante é entender qual a melhor forma para você aprender algo. Cada pessoa aprende melhor de uma forma (resumos, livros, vídeos…), e descobrir qual a melhor forma para você é essencial.