Jéssica Mattara – Médica Veterinária
Conversamos com a Médica Veterinária Jéssica Mattara que compartilhou um pouco da sua experiência com atendimentos a domicílio e seus planos para o futuro na área.
Confira como foi a nossa conversa.
Como foi a sua primeira experiência com estágio?
Bom, meu primeiro estágio foi bem difícil. Eu comecei na área de Raio X e não tinha tido contato com a matéria ainda até aquele momento já que o curso em si estava bem no início. No ano seguinte eu consegui novamente um estágio na área de Raio X, mas dessa vez cursando a matéria, e dessa vez foi muito mais proveitoso pois consegui assimilar muito mais os ensinamentos práticos com os teóricos.
E as demais experiências antes de se formar?
Depois do setor de Raio X eu consegui estágio na área clínica no Hospital da Faculdade.
Nessa época eu trabalhava em um banho e tosa, e a Veterinária me deixava acompanhar alguns dos seus atendimentos. Os atendimentos nessa clínica eram bem diferentes dos casos que costumava ver no Hospital da Faculdade.
No penúltimo ano eu consegui um estágio em um Hospital 24h, e tive contato com uma rotina muito mais turbulenta e imprevisível já que não existiam agendamentos.
Qual o seu ponto de vista sobre o atendimento a domicílio?
Acho que é muito bom, porém a pessoa tem que ter organização para não levar muito tempo nos deslocamentos. Nesse modelo de atendimento, ter um carro ajuda muito pois sempre temos que levar muitas coisas, o que torna inviável o uso do transporte público.
Existem algumas limitações sobre o que pode ser realizado e o Veterinário tem que se adaptar ao espaço da casa do tutor, mas a consulta a domicílio auxilia bastante pois gera menos estresse ao animal por não ter que sair do seu território, além de dar ao Veterinário uma melhor visão sobre o ambiente onde o animal vive.
É um serviço que vem crescendo bastante, tanto pela comodidade ao tutor e seu animal, como pela falta de tempo que a maioria das pessoas enfrentam hoje em dia.
E do ponto de vista financeiro, acha que compensa?
Compensa sim! Caso a pessoa já tenha um carro os custos tendem a ser menores do que o de abrir uma Clínica. Tudo bem que ainda existem os gastos com combustível e manutenção, etc. Conseguindo organizar os atendimentos, colocando os da mesma região num mesmo dia por exemplo, o Veterinário consegue otimizar o seu tempo e realizar mais atendimentos. Mas o Veterinário tem que ver se esse é o melhor modelo para ele, e se ele se adapta bem.
Quais os maiores desafios nesse modelo de atendimento?
Como o animal está no seu território, existe uma chance maior dele ficar mais arisco.
Alguns casos você não consegue dar andamento na casa do tutor. Casos em que o animal precisa ficar internado ou tomando medicação na veia por horas, por exemplo, é necessário encaminhar para um local apropriado.
Outro ponto muito importante é a “emergência”, que muitas pessoas confundem. Os casos de emergência devem ser direcionados para um local apropriado, como um Hospital Veterinário em caso de atropelamento por exemplo.
Eu procuro deixar bem claro para meus clientes que atendimento a domicílio é somente com horário marcado, e que não é possível realizar emergências sem ser em um local apropriado.
Qual a dica quando não tiver o local apropriado para algum procedimento ou exame?
O Veterinário pode buscar parcerias com clínicas, laboratórios, hospitais, etc, para melhor atender o caso do seu paciente.
Teve um atendimento que eu realizei e tive a suspeita de Piometra. Assim que vi o estado do animal, entrei em contato com um parceiro onde conseguimos agendar um ultrassom naquele mesmo momento. O tutor conseguiu levar o animal até o local do exame e assim que analisei o resultado, encaminhei direto para cirurgia, pois estava num estágio mais grave do que aparentava. Parcerias ajudam muito em momentos como esse, e podem ser a diferença entre conseguir salvar uma vida ou não.
Como estão sendo as preparações para a abertura da sua Clínica Veterinária? Quais serviços planeja disponibilizar?
Estão indo muito bem 😍! Estamos conseguindo adaptar o local para atendermos com máxima segurança e conforto tanto dos clientes como pacientes. Teremos diversos serviços como consultas, vacinas, exames, internação, centro cirúrgico, reabilitação animal, acupuntura, e muito mais. Nossa ideia é trazer tudo o que for preciso para que o cliente tenha que se deslocar o mínimo possível.
E também vamos continuar com os atendimentos a domicílio para manter a comodidade aos tutores e seus animais.
O que planeja para o futuro na Veterinária?
Pretendo expandir a clínica para um Hospital 24h com o tempo.
Fora isso, pretendo me especializar em alguma área, mas ainda não decidi qual. Pretendo analisar a demanda do mercado e direcionar minha pós nesse sentido.
Quer aproveitar o espaço para falar mais do seu negócio ou perguntar algo às pessoas?
Como ainda temos muito o que decidir vou deixar um suspense 😬 rs.
Estamos pensando em alguns diferenciais, mas se as pessoas que estiverem lendo puderem comentar, é muito importante saber o que elas pensam e o que esperam de uma Clínica Veterinária para que possamos atender as expectativas.
Quais suas redes sociais ou telefone para contato?
Face: https://goo.gl/nKYr7m
Insta: https://www.instagram.com/drajessicamattara/
Whats: (11) 98865-1276
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