Daiane Barbosa - Aluna de Medicina Veterinária

Daiane Barbosa – Aluna de Medicina Veterinária

Daiane Barbosa – aluna de Medicina Veterinária

Dúvidas sobre as áreas que pode seguir?
Paixão pelo Centro Cirúrgico?
Isso e muito mais você confere a seguir, nesse nosso bate papo com a Daiane Barbosa, aluna de Medicina Veterinária:

Daiane Barbosa - Aluna de Medicina Veterinária
Daiane Barbosa – Aluna de Medicina Veterinária

Como foi a sua trajetória até decidir pela Veterinária?

Diferente da maioria das pessoas, este não era meu sonho de infância mas, se tornou meu sonho após adulta.
Eu sempre fui e sou apaixonada pela área da saúde, logo iria iniciar a graduação de Enfermagem para futuramente ser socorrista. Porém, nem tudo é como planejamos e dou graças a Deus por isso 😁.
Sempre gostei de animais e sempre tive cães e, exatamente por ter a Dara (minha cachorra atualmente), decidi realizar um curso de Auxiliar de Veterinária no final do ano de 2014, pois em Fevereiro de 2015 iniciaria a graduação de Enfermagem citada anteriormente. Foram seis lindos meses conhecendo um pouquinho da Veterinária ao decorrer do curso, cada dia era uma “aventura” diferente, afinal conhecer o funcionamento do “corpinho” de um animal que você tem em casa é muito interessante. E em cada dia, cada aula eu me perguntava: Será que eu conseguiria cuidar dos animais? Ser uma Veterinária? Estas dúvidas me assombraram por estes longos seis meses, enquanto isto eu pesquisava na internet/YouTube como era a vida de um Veterinário, como é a carreira, o que levaria uma pessoa se tornar um Veterinário? É amar aos animais ou o dom de cuidar? Eram tantas dúvidas… Finalizei o curso e, sobrou um oco dentro de mim, mais conhecido como: O quê eu faço agora!
No final do ano, eu decidi pedir estágio em uma clínica da região onde resido. No primeiro dia acompanhei algumas consultas, exame de sangue, vacinas e nada daquela confusão sumir e pra falar a verdade, achei até chato ficar ali só assistindo o dia todo, neste mesmo dia decidi que iria apenas mais uma vez. Mal sabia que aquele segundo dia de estágio iria mudar toda a minha vida. Ao chegar havia uma cachorra, na média de cinco anos, SRD, apresentando apatia, sangramento da vulva e foi diagnosticada com Piometra e seria realizada a cirurgia de emergência. E querem saber quando decidi ser Veterinária? Ao assistir aquela cirurgia de um animal que estava tão mal, meu coração acelerou e uma voz soou internamente dizendo: Você nasceu para ser uma Médica Veterinária cirurgiã.
Bom, aqui estou no quarto ano de faculdade com todas as dificuldades que todos nós estudantes passamos, dias que queremos desistir de tudo e, outros que com um simples abanar de rabo faz com que a gente perceba o quanto vale a pena estar onde estou e, de verdade? Eu não saberia fazer outra coisa. 😊.

Daiane Barbosa - Aluna de Medicina Veterinária
Daiane Barbosa – Aluna de Medicina Veterinária

Como foi o curso de Auxiliar de Veterinária?

Eram duas vezes na semana, sinceramente não fiz em uma escola boa, então infelizmente não foi de total valia. Porém, serviu para que me despertasse a curiosidade e a vontade de aprender cada vez mais sobre a Medicina Veterinária. O que mais me marcou no curso foram as aulas de primeiros socorros, nossa foi incrível aprender/saber como salvar um animal de rua envenenado, atropelado ou até o que temos em casa mesmo.

Indica para quem pensa em ser Veterinário para ver se leva jeito para a coisa?

Sim com toda certeza!!! E digo mais, acredito que todos que tem indecisões sobre entrar ou não para determinada área, deve sim começar pelo básico que é o curso de Auxiliar. E acho que os cursos de Auxiliar de Veterinária deveriam ser no mínimo 50% práticos, justamente para despertar o dom de uma pessoa que realmente quer seguir a área ou o oposto, para ela saber que não nasceu pra isto.

Daiane Barbosa - Aluna de Medicina Veterinária
Daiane Barbosa – Aluna de Medicina Veterinária

Teve alguma parte que você acha que deixou a desejar?

Deixou a desejar em muitas questões 😬😂, mas a principal: Aula prática! Sugiro que quem quer iniciar na carreira e, opta por fazer um curso Auxiliar, procure uma escola que tenha espaço para usufruir de aulas práticas, que tenha um bom professor que realmente goste do que faz ou seja, goste de ensinar. Ideal é visitar a escola e conversar com alunos ou ex alunos antes de iniciar qualquer curso.

Você já tinha focado na área cirúrgica. Durante o curso ficou pensativa sobre outras áreas também?

Sim, já entrei na Graduação pensando em me especializar na área de clínica cirúrgica de pequenos. Durante estes quatro anos, descobrimos que existem mais de cem áreas que o Veterinário pode exercer, então acredito que é normal e sadio todos os estudantes ficarem com dúvidas, isto quando se formam e mesmo assim, continuam sem saber a área que realmente quer seguir. Acredito que seja mais fácil eliminar as áreas que não gostamos do que as que nos interessamos 😂.
No decorrer dos semestres as áreas que me encantaram foram: Anatomia, Cardiologia, Imagens (Ultrassom e Raio-x) e, agora no oitavo semestre Inspeção. A Medicina Veterinária é tão fantástica que você pode exercer várias áreas, basta estudar pra isto.
Pois bem, o encantamento sempre surge, nos deixa confusos e se vai. O que realmente resta é o frio na barriga que sinto toda vez que entro em um centro cirúrgico e, é isto que me faz ter a certeza que é o que quero pra minha vida, até agora 😍.

Quais estágios já realizou? Qual foi o mais marcante até o momento?

Já realizei nas áreas de clínica médica/internação de pequenos e grandes animais, na área de imagens, farmácia e clínica cirúrgica sempre que posso e consigo.
Foram boas, quanto maior tempo em estágio o estudante conseguir se dedicar, melhor será. Principalmente, para ir eliminando o que não gosta. Infelizmente, quando realizamos estágio em clínicas/hospitais particulares não colocamos a “mão na massa” propriamente, então indico fazer estágios em hospitais universitários. Na área cirúrgica principalmente, não adianta assistir uma cirurgia, tem sim que auxiliar e sentir os procedimentos que o cirurgião está realizando, passo a passo.
Realizo estágio volante esporadicamente como auxiliar do cirurgião em várias clínicas/hospitais e sem nenhuma dúvida, este está sendo o melhor. Acredito que por ser na área que realmente eu gosto.

O que sente quando entra no Centro Cirúrgico para tratar um paciente? Consegue descrever? 

Nossa, muito difícil descrever! É aquele frio na barriga misturado com aquela sensação única de estar ali para salvar um paciente, seja de uma infecção, um trauma, uma neoplasia ou até uma simples castração. É aquela certeza que estamos no lugar certo, na hora certa principalmente, acredito que o momento essencial da cirurgia é quando o paciente acorda. Saímos e fechamos a porta com a famosa sensação de dever cumprido.

E quais seus planos para quando se formar? Abrir um negócio, residência, trabalhar em algum hospital?

Como nunca gostei de clinicar, abrir meu próprio negócio nunca passou pela minha cabeça. Meus planos futuros são muitos, não consigo me imaginar fazendo uma coisa só ao resto da vida… E, sobre a Residência, é um sonho que pretendo realizar sim assim que me formar e, acredito que todo profissional da área cirúrgica teria que realizar a Residência para adquirir prática, pra mim é fundamental.

Daiane Barbosa - Aluna de Medicina Veterinária
Daiane Barbosa – Aluna de Medicina Veterinária

Tem algum assunto ou tema que você queira aproveitar o espaço para falar ou ressaltar a importância para as pessoas?

Sim, quero ressaltar dois assuntos.

Para os estudantes: Não se assustem ou muito menos desanimem ao perceber o que você entrou na faculdade gostando de X e no momento está gostando de Y e W… Posso dizer algo com toda certeza, é algo normal e muito sadio até, as áreas que o Médico Veterinário pode atuar são diversas e você pode sim gostar de uma, duas, cinco áreas e também pode exercer em mais de uma área, porque não? O essencial é não se fechar apenas para determinada área, faça estágios e conheça o máximo que puder.

Aos tutores de cães e gatos: Infelizmente a castração ainda é um problema nacional e devemos nos conscientizar cada dia mais, seja um animalzinho de raça ou um SRD, os cuidados terão que ser os mesmos. Já pensou evitar que tua cachorrinha ou gatinha tenha um tumor que pode ser evitado com a castração? Deixo aqui este pensamento a todos.

 

 

Já chegou a dar uma olhada no sistema que desenvolvemos para Veterinários 👉👈😬? Sistema 100% gratuito e feito sob medida para o dia a dia dos Veterinários, como por exemplo funcionar mesmo sem conexão com internet.
Conheça mais do sistema clicando aqui.

 

Post criado 24

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo