Seu animal está estressado? #Gatos

Seu animal está estressado?

Seu animal está estressado?

Parece moda, qualquer coisa é estresse. É a doença do século, lado a lado com a depressão. Mas como notar se seu animal está estressado?
Foi pensando nisso que conversamos com a Andreia Nascimento, Aluna de Medicina Veterinária para dar algumas dicas de como identificar se o seu animal está estressado.

 

Você percebe que seu animalzinho está estranho, quieto demais, agitado demais, se limpando em excesso, entre outros fatores, leva o bichinho ao veterinário e ele diz que uma das possibilidades é o famoso mas pouco compreendido “estresse”.

Então vamos tentar entender que raios é isso, já que animal não paga conta, não precisa bater meta, alguns dormem o dia todo, como podem se estressar?

Vamos começar pelo significado da palavra.

Segundo o Dicionário Online de Português, estresse é a exaustão física ou emocional, que provocada por várias e distintas razões, por sofrimento, doença, cansaço, pressão, trauma, sendo definida pela perturbação da homeostasia do equilíbrio (quebra do equilíbrio orgânico), que leva o organismo a se adaptar através do aumento da secreção de adrenalina.
Mas como notar isso 👀?

Ah agora entendi tudinho
Ah agora entendi tudinho

Trazendo tudo isso para o mundo animal, podemos aprender a identificar possíveis sinais de estresse nos animais e tentar amenizar este sofrimento.

*O estresse pode levar à doença e a doença pode levar ao estresse. Aqui a intenção é diminuir o estresse antes de causar uma doença.

Alguns Sinais

Cães:

Seu cachorro passa a maior parte do tempo dormindo? Pode sim ser um sinal. Apesar de parecer que está tudo bem, ele pode estar sentindo falta de algum estímulo como um passeio, um brinquedo novo, pode estar se sentindo sozinho demais e fica entediado.

Seu animal está estressado? #Cães
Seu animal está estressado? #Cães

Gatos:

Os Felinos têm o hábito de se lamber com frequência, então, se o seu gatinho não está se lambendo fique alerta, comente com seu Veterinário, o excesso também é um sinal, pois podem se lamber a ponto de causar ferimentos profundos.

Seu animal está estressado? #Gatos
Seu animal está estressado? #Gatos

Aves:

A maioria das aves domésticas precisam de períodos de 12 horas com luz e 12 horas sem luz, mas com a nossa rotina conseguimos suprir esta necessidade? Precisamos suprir, do contrário poderão apresentar queda de penas, automutilação, agressividade, tudo devido ao estresse.

Seu animal está estressado? #Aves
Seu animal está estressado? #Aves

Peixes:

Podem ir a óbito por estresse térmico, ou seja, excesso de calor ou frio fazem mal à espécie.

Iguanas:

Assim como outros répteis são ectotérmicos (dependem do ambiente para controlar a temperatura corporal e consequentemente seu metabolismo), precisam de luz UV porque só a luz solar não dá conta. A hipotermia neles pode levar ao raquitismo.

Seu animal está estressado? #Iguanas
Seu animal está estressado? #Iguanas

Serpentes:

Podem fazer a troca de pele de forma inadequada, incompleta (processo chamado de disecdise) que pode causar a necrose cutânea (ferimentos mais graves), devido ao estresse térmico.

Coelhos:

A coprofagia, que para os cães é um problema, para os coelhos é um hábito necessário. Portanto, se você tem um coelho e ele não come “parte das fezes” (vamos explicar o motivo num post futuro 😉), é sinal de que algo não está bem, pode ser por uma nutrição desbalanceada (cenoura por exemplo jamais deve ser dada com frequência).

Seu animal está estressado? #Coelhos
Seu animal está estressado? #Coelhos

*Observação: Seja luz solar ou UV, tem que estar sempre associada a uma rota de fuga com sombra e água fresca PARA QUALQUER ESPÉCIE.

Essas foram algumas dicas da Andreia Nascimento para tentar identificar se seu animal está estressado. Servem como alerta para prevenir alguns comportamentos e doenças, mas é imprescindível o acompanhamento por um Médico Veterinário.

Seu bichinho já sofreu com estresse? Quais sintomas ele apresentou?

Para ver mais posts com a Andreia Nascimento é só clicar neste link.

Gostou do conteúdo? Compartilhe para que mais pessoas possam identificar melhor o estresse em seus animais.

Que tal dar uma olhada no nosso Facebook e Instagram com mais conteúdos como esse 😬?

Já chegou a dar uma olhada no sistema que desenvolvemos para Veterinários 👉👈😬? Sistema 100% gratuito e feito sob medida para o dia a dia dos Veterinários, como por exemplo funcionar mesmo sem conexão com internet.
Conheça mais do sistema clicando aqui.

Post criado 24

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo