Ratos como animais de estimação - Dr Brown e Mr Blonde (Larissa Vaz)

Ratos como animais de estimação

No dia 04 de Abril, é comemorado o Dia Mundial do Rato, um bichinho que ainda sofre bastante preconceito, porém vem conquistando aos poucos seu espaço como animal doméstico.
Para mostrar esse lado dos ratos como animais de estimação, nós falamos com a Larissa Vaz, que é médica veterinária, sobre os ratinhos que ela tem.
Confira a seguir como foi esse nosso papo:


O que te motivou a ter ratos de estimação?

Conheci o rato de estimação de uma amiga, durante uma aula prática de animais silvestres. Ele era muito fofo e super interagia com ela. Subia no ombro e gostava de carinho.

Quando vi aquela cena, sabia que cuidaria de um assim que pudesse. Em Outubro de 2018 comprei 2 ratinhos, Mr Blonde e o Doctor Brown (em alusão aos filmes “Caẽs de aluguel” e “De volta para o futuro”).

Ratos como animais de estimação - Dr Brown e Mr Blonde (Larissa Vaz)
Ratos como animais de estimação – Dr Brown e Mr Blonde (Larissa Vaz)

Quais os cuidados específicos que você tem de ter com eles? Apesar desses animais serem de uma espécie altamente adaptável, o cuidado em casa é bem específico.

Precisam de período de luz correto, ração de qualidade e além disso, vegetais folhosos todos os dias. Enriquecimento ambiental é outra coisa muito importante, por isso é legal que eles tenham locais para se esconder e brincar, além de coisas para roer pois seus dentes têm um crescimento contínuo. Acho legal sempre ter no mínimo dois animais dessa mesma espécie juntos, pois vivem em grupos.


Qual o custo em média de manter um ratinho?

O custo deles em si é irrisório. De 20 a 40 reais.
O gasto inicial já é um pouco maior, já que gaiolas boas e grandes são vendidas a partir de R$350,00.
Acessórios e ração não são caros também…
Gasto com ração, papel para o fundo da gaiola, legumes e frutas, por mês, menos de R$200,00.


Como é a relação deles com outros animais?

Bom, meus ratos são bem opostos nesse sentido rs. O Dr Brown tem mais facilidade com outros animais e gosta bastante de fazer amizades, como você pode ver na foto dele com os gatinhos. Já o Mr Blonde é bem medroso e chega até a se esconder quando tem outro animal por perto.

Ratos como animais de estimação – Dr Brown e gatinhos (Larissa Vaz)
Ratos como animais de estimação – Dr Brown e gatinhos (Larissa Vaz)

Qual a maior dificuldade em cuidar dos ratinhos

O preconceito!

Meus ratinhos vivem no pet shop, e eu não coloco eles na recepção pois sei que muitas pessoas têm preconceito e isso pode até espantar certos clientes. A maioria das pessoas nem ao menos tenta dar uma chance para esses animais, e isso para mim é a parte mais triste…


E o que é mais legal em ter os ratinhos como animais de estimação?

A interação!

Acho que nossa primeira impressão é a de que eles não vão interagir muito, não como os gatos ou cachorros com os quais estamos mais acostumados, porém garanto que eles podem te surpreender. Hoje eles reconhecem a minha voz, têm noção quando estou falando com eles, gostam de receber carinho e muito mais. Eles não são como pequenos cães ou gatos, mas ao dar espaço, respeito, amor e muita comida (hahaha) nos tornamos todos grandes companheiros.

Ratos como animais de estimação - Dr Brown (Larissa Vaz)
Ratos como animais de estimação – Dr Brown (Larissa Vaz)

Como pudermos ver, os ratos de estimação podem ser companheiros perfeitos. Merecem cuidados e atenção como qualquer outro animal e mais uma vez lembramos da importância de procurar um profissional especializado assim que adquirir um ratinho, para poder tirar todas as suas dúvidas.

Temos um outro post com algumas Médicas Veterinárias de animais silvestres falando um pouco mais sobre os ratos como animais domésticos. Confira clicando aqui.

Post criado 24

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo