Hamster, o que saber antes de adquirir um

Hamster, o que saber antes de adquirir um

No dia 12 de Abril, é comemorado o Dia Internacional do Hamster, um roedor que facilmente conquista os corações das pessoas com toda a sua fofura. Foi pra entender melhor os cuidados que devemos ter ao adquirir um hamster, que convidamos novamente as médicas veterinárias de animais silvestres, Débora Koffke e Tais Staffen, para aprender mais sobre essas fofuras.
Confira a seguir como foi esse nosso papo sobre os hamsters:

Quais são os tipos de hamsters? Qual a diferença entre um rato e um hamster?

Débora Koffke – “Os dois tipos de hamsters mais comuns são os provenientes da Síria e China. Possuem hábitos solitários, sendo mais crepusculares do que noturnos. Tem a anatomia do crânio e dos membros curtos, possuem as bolsas paraorais onde guardam os alimentos e até mesmo onde a fêmea pode carregar seus filhotes. Realizam naturalmente a coprofagia.


Os ratos se originam do sul da Rússia e norte da China, tem temperamento mais dócil, hábito grupal e são noturnos. Anatomia prolongada, principalmente nariz e rabo, o qual não possui pêlos. Os olhos são mais proeminentes e possuem algumas glândulas de suor. “


Qual o tempo médio de vida de um hamster?

Tais Staffen – “Vivem em média 1 ano e meio a 2 anos, podendo chegar até 2 anos e meio.”


Hamster, o que saber antes de adquirir um

Como é o convívio deles com outros animais? Pode haver o contato com outros animais (cães, gatos etc) ou é melhor evitar a contato?

Tais Staffen – “Os hamsters são animais muito delicados e pequenos, devido a isso, eu não recomendo o convívio com cães e gatos. Já presenciei alguns problemas quando existe esse contato entre os animais mencionados. O que ocorre é que os hamsters podem sofrer bastante estresse nesse convívio, o que pode gerar uma série de problemas para a sua saúde.
Caso o contato seja algo muito difícil de evitar, recomendo que seja de forma supervisionada e limitada.”


Quais os cuidados que devemos ter ao adquirir um hamster?

Hamster, o que saber antes de adquirir um

Débora Koffke – “Fazendo a sua escolha por esses animais de companhia é recomendado uma consulta de orientação com especialista para indicar todos os cuidados de manejo alimentar específico balanceado e ambiental para evitar doenças e acidentes.


Antes de adquirir um animal como um hamster eu aconselho que procure aprender primeiro sobre suas necessidades naturais específicas e comportamento.


Por exemplo, eles definitivamente não gostam de ser acordados e tirados de sua toca de manhã! São animais mais noturnos e naturalmente precisam dormir bem no período matutino.
A noite devem gastar sua energia de forma segura, como em caixas, múltiplos túneis e rodinhas. Essas não devem ser vazadas para eles não fraturarem os pés ao correrem.


O stress deve ser sempre evitado e pela anatomia delicada que possuem, o momento da contenção manual deve ser feita sempre de maneira gentil e calma, evitando uma possível mordida em quem está contendo e uma lesão no próprio animal.


Fora isso, os hamsters não aceitam bem outros da mesma espécie no mesmo ambiente, nem que seja da mesma família.”


Quais os problemas de saúde mais comuns? Como se prevenir?

Débora Koffke – “Os problemas de saúde mais comuns tendem a ser ligados com erros no manejo, como deficiência nutricional, obesidade, doenças respiratórias infecciosas, doenças de pele, hipotermia, hipertermia, lesões na coluna ou fraturas em membros.
Por isso o manejo preventivo é obrigatório.”


Alimentação é a mesma dos ratos domésticos? Quais as diferenças?

Hamster, o que saber antes de adquirir um

Tais Staffen – “Os hamsters também são onívoros, assim como os ratos, podendo ter uma dieta bem variada. Lembrando sempre que cada espécie tem uma ração recomendada. Eles podem comer ração, verduras, frutas, legumes e sementes, sempre respeitando as proporções de cada item alimentar. O ideal é procurar um veterinário especializado para sugerir uma dieta balanceada.


Lembrando que a mistura de sementes com a ração não é recomendada. O animal vai acabar selecionando o alimento, o que pode levar a diversos problemas de saúde.”


Contatos Débora Koffke:

WhatsApp: (11) 95346-3426

Contatos Tais Staffen:

Instagram: @taisvet
Facebook: M. V Tais Staffen
WhatsApp: (11) 97474-0853


E para você, médico veterinário que trata de pacientes como os hamsters, o nosso Sistema Veterinário te permite gerenciar atendimentos e de forma 100% gratuita.
Clique aqui para saber mais.

Post criado 24

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo