Conheça melhor o seu coelho

Tem um coelho? Pensa em ter?
Sabe quais são os cuidados que devemos ter para que eles possam viver bem com você e pelo maior tempo possível?
Foi pensando nisso que falamos com a Andreia Nascimento, aluna de Medicina Veterinária para trazer algumas dicas sobre o assunto. Confira a seguir:

Para início de conversa, coelhos são roedores, certo?

Coelhos são roedores?
Coelhos são roedores?

Errado!

Coelhos são animais Lagomorfos  e não roedores como a maioria pensa, podendo viver aproximadamente até os 13 anos de idade e alcançam a maturidade sexual por volta dos 5 meses de idade.
São herbívoros e precisam de muita fibra vegetal diariamente, porém, não conseguem aproveitar adequadamente os nutrientes por conta de seu sistema digestório. Por essa razão ingerem “cecotrofos” (são excretados juntamente com as fezes, mas são mais moles e unidos, diferente das fezes propriamente ditas, que são mais duras e não se unem) para concluir o aproveitamento do alimento.
Possuem 28 dentes que crescem mais de 3 cm por semana, e se não receberem uma dieta adequada, terão problemas dentários, como má oclusão por exemplo (muito frequente), aí só um médico veterinário especializado em odontologia para resolver, e se não tratado pode causar outros problemas, distúrbios gastro intestinais por exemplo (diarreia, prostração, ranger de dentes são alguns sinais).

Cenoura é realmente sua comida favorita?

Frutas e cenoura não fazem parte da dieta destes animais, são ricas em glicose, que em excesso faz mal também para eles, mas podem ser oferecidas “com cautela”.
Cenoura é o prato predileto dos tuelhos, digo coelhos? rs
Cenoura é o prato predileto dos tuelhos, digo coelhos? rs

Castração:

Pode ser feita em machos e fêmeas. Nas fêmeas, além de evitar gestações indesejadas, previne a piometra (infecção uterina) e o adenocarcinoma (tumor maligno) de útero, que também é muito frequente principalmente a partir dos 5 anos de idade.
Conheça melhor o seu coelho
Conheça melhor o seu coelho

Características:

Na primavera e no outono ocorre a troca de pelos. Aí mais uma atenção:
Coelhos se limpam com frequência, assim como os gatos, consequentemente ingerem pelos, mas diferente dos gatos, eles não vomitam e acabam acumulando pelos no intestino. Esse pelo acumulado endurece, obstrui o intestino e o animal não consegue defecar.
Coelhos não podem ficar 24h sem defecar, podendo ir a óbito se não tratado. Aquela pasta indicada para gatos com a finalidade de dissolver a bola de pelos pode ser oferecida ao coelho como prevenção 😉.
Conheça melhor o seu coelho
Conheça melhor o seu coelho
Assim como cães, gatos e outras espécies, podem ter otites, dermatites (sarna por exemplo), pododermatite (lesões nas regiões palmares ou plantares), que podem ter como causas o contato com fezes e urina acumuladas, automutilações, (animais que passam muito tempo em gaiolas sem apoio liso para os membros ou “patas”, onde urinam, defecam, se alimentam, tudo no mesmo espaço). Pode ser percebido devido à coceira, perda de pelo numa região específica, balançar a cabeça…
Conheça melhor o seu coelho
Conheça melhor o seu coelho
Se apresentar secreção nasal, conjuntivite, torcicolo, entre outros sintomas, pode ser infecção bacteriana, viral, fúngica… Cabe a você ficar atento e ao perceber algo de diferente no seu bichinho procurar um médico veterinário para diagnosticar e tratar de forma adequada.
Já dizia o ditado “Melhor prevenir que remediar” 😊.

Essas foram algumas dicas da Andreia Nascimento para conhecermos mais e cuidarmos melhor dos nossos coelhos.

E você, tem um coelho? como ele costuma se comportar?

Ainda não tem? Pensa em adotar ou ajudar na causa dos coelhos? Então dá uma conferida no Grupo de Apoio aos Coelhos (GAC) que eles têm um projeto bem bacana na área – FacebookInstagram

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para que mais pessoas possam saber dessas informações.

Para ver mais posts com a Andreia Nascimento é só clicar aqui.

Já chegou a dar uma olhada no sistema que desenvolvemos para Veterinários 👉👈😬? Sistema 100% gratuito e feito sob medida para o dia a dia dos Veterinários, como por exemplo funcionar mesmo sem conexão com internet.
Conheça mais do sistema clicando aqui.

Post criado 24

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo