Problemas com pulgas?
Nós que amamos o convívio com os animais, eventualmente damos de frente com elas, as pulgas! Por mais que cuidemos dos nossos animais, isso não quer dizer que eles são o único meio de entrada das pulgas às nossas casas. Foi pensando nisso que conversamos com a Andreia Nascimento, aluna de Medicina Veterinária, para dar algumas dicas de hábitos que devemos ter para resolver os problemas com pulgas.
Confira a seguir:
Confira a seguir:
Quem tem animais de estimação sabe o que é ter pulgas no ambiente, no próprio animal, e como às vezes é difícil eliminá-las.
Além do incômodo da coceira no bichinho e nos humanos, a pulga transmite a bactéria Mycoplasma haemofelis, que parasita as hemácias de várias espécies causando anemia hemolítica imunomediada que pode ser fatal, e transmite também o verme Dipylidium caninum, além de causar dermatites alérgicas à picada de pulga.
Hoje em dia existem diversos produtos que prometem acabar com essas pragas, mas será que acabam mesmo?
Será que o problema está nos produtos ou na forma de utilização? 🤔
Já parou pra pensar que a pulga está em todos os lugares? Ela pode pular na sua calça, no seu tênis enquanto você está na fila do banco, no açougue, na pizzaria…
Então, por mais que seu pet não saia na rua nem para um passeio (um gato de apartamento por exemplo), a pulga aparece, e se não foi seu pet quem trouxe só pode ter sido você rs.
O que vai eliminar as pulgas de uma vez por todas é a mudança de hábito que você vai precisar fazer.
-
Usar um produto apropriado
Usar um produto conforme a espécie, raça do animal (não vá colocar um antipulga de cachorro num gato porque pode causar intoxicação).
-
Usar um produto de boa qualidade
Não adianta querer economizar usando um mesmo produto para o ambiente e para o animal, não vai dar certo e pode piorar a situação. A diluição (se necessária) deve ser feita exatamente conforme orientação, assim como não deixar os animais em contato enquanto não secar o chão.
-
Usar aspirador (na casa né…)
Aspirar a casa frequentemente, porque os ovos das pulgas podem permanecer no ambiente por aproximadamente 6 meses (no inverno por exemplo), e normalmente os produtos para tratar o ambiente matam as larvas mas não destroem os ovos, por isso o uso do aspirador.
Hoje em dia já tem produtos que tratam o animal, e agem em todo o ciclo da pulga (ovo, larva, pupa, adulto) dispensando o uso de outros produtos, e protegendo até contra alguns vermes e alguns problemas de pele, mas claro que o custo é maior.
De qualquer forma, independente da sua escolha, se não virar um hábito, não vai funcionar.
O ideal é pensar como pensamos no vermífugo (ou deveríamos).
Por exemplo, um animal adulto, vacinado, em boas condições de saúde, deve ser vermifugado pelo menos a cada 6 meses para evitar que tenha vermes. Para eliminar a pulga, tem remédios cujo efeito dura 3 meses, outros protegem por um mês, portanto você precisará reaplicar. Não dá para usar uma ou duas vezes e achar que nunca mais será incomodado pelas pulgas.
Agora vai de você analisar a melhor opção para o seu bichinho, juntamente com seu Médico Veterinário.
Essas foram algumas dicas da Andreia Nascimento para lidar as indesejáveis pulgas.
E você, já passou por dificuldades no combate às pulgas? Como lidou com elas?
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para que mais pessoas possam vencer as pulgas.
Para ver mais posts com a Andreia Nascimento é só clicar aqui.
Já chegou a dar uma olhada no sistema que desenvolvemos para Veterinários 👉👈😬? Sistema 100% gratuito e feito sob medida para o dia a dia dos Veterinários, como por exemplo funcionar mesmo sem conexão com internet.
Conheça mais do sistema clicando aqui.
Conheça mais do sistema clicando aqui.